Publicado em Deixe um comentário

Massagem

O toque sempre fez parte da história de nossa existência. Quando nos machucamos, instintivamente nossa tendência é esfregar a pele para aliviar a dor. Quando quem gostamos está passando por um momento desafiador, muitas vezes tocamos com as mãos nos ombros para confortá-los. O cuidado materno genuíno também é uma forma de toque que desde tempos antigos, pode em muitas situações tranquilizar e acalentar seus filhos em momentos de dificuldade. Mas estas não são as únicas formas de se sentir melhor com o toque. A massagem tem efeito terapêutico comprovado e pode ajudar em muitas situações durante a vida.

Com a vida cotidiana ágil, o estresse do dia a dia, preocupações e exigências são fatores que costumam deixar a mente e o corpo tensos. O resultado disto é muitas vezes o enrijecimento e as dores. Quando recebemos uma massagem, flexibilizamos os músculos, e assim mobilizamos o corpo a fluir novamente, diminuindo aos poucos os desconfortos corporais, e trazendo um bem-estar também para mente e emoções.

Em sua definição, massagear é a ação de friccionar ou tocar com movimentos contínuos os tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tendões e articulações. O efeito terapêutico é o de estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade e aliviar de determinadas dores corporais.

Um toque voltado para bem-estar quando aplicado de forma adequada estimula também o sistema imunológico e traz respostas corporais positivas como o por exemplo o equilíbrio de taxas hormonais que mantém nosso corpo ativo e equilibrado.

Existem muitas técnicas de massagens, mas o verdadeiro diferencial está em saber como tocar e quais movimentos e manobras de fricção o paciente precisa para aliviar com precisão as queixas. A atenção e dedicação do terapeuta são necessárias para que o efeito terapêutico da massagem tenha também uma resposta positiva e completa. A resposta emocional depende da confiança do paciente em ser cuidado por seu terapeuta e assim aos poucos o toque tende a fazer um trabalho de conscientização corporal. Isto ajuda a diminuir as preocupações e relaxa a mente beneficiando o estado emocional. Esta integração e conversa entre o corpo e a mente do cliente são imprescindíveis para um resultado consistente e bom.

Ao mesmo tempo que uma massagem é relaxante ela também pode ser energizante porque consegue diminuir o gasto de energia do estado anterior de estresse e tensão apresentados.

Com a busca de terapeutas especializados e responsáveis é possível ter um momento único e especial onde podemos ser cuidados e assim nos sentir preenchidos e mais serenos para viver com mais equilíbrio nossas vidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *